twitter

Nossa História

A Escola Municipal Jairo Azi, fica localizada no Distrito de Algodões, município de Quijingue – Bahia, situada na Avenida Euclides da Cunha, nº 298. A mesma recebeu este nome para homenagear o Deputado Federal Jairo Azi.
Em 1987, deu-se início a construção da escola em uma das propriedades do Sr. João Feliciano de Moura (Joãozinho), sendo comprada pelo Prefeito da época o Sr. Felisberto José da Silva, que viu a necessidade de construir uma escola Municipal, já que as demais existentes eram estaduais.
Sua estrutura física era dividida em quatro salas de aula, uma diretoria, uma cantina, três banheiros, um pátio e existia também uma área, onde os alunos faziam algumas atividades recreativas.
No ano de 1988, a escola foi inaugurada dando oportunidade aos alunos de Pré-escolar a 4ª série do Ensino Fundamental. Como também oportunizou aos professores e os demais funcionários adquirirem o seu próprio emprego.
Nesta época os gestores da escola eram a Srª Matilde Cavalcante dos Santos (Diretora), Marilândia Silva Santos (Vice-diretora) e Maricéu Souza Costa (Secretária), que foram indicadas pelo poder executivo, tendo sua gestão por quatro anos. Em 1992, a professora Maristélia Costa preencheu a vaga de diretora da escola, sendo que no ano seguinte houve uma eleição para escolha de nova direção, mas a mesma foi escolhida com maioria dos votos, permanecendo no cargo ate abril de 2010. Teve como vice a professora Albertina até o ano de 1996. Já a partir do ano de 1997 entrou como vice a professora Edivanda, que continua no cargo até hoje.
Os móveis que existiam na escola eram usados, sendo doados pela Prefeitura Municipal de Quijingue. Nas salas de aula não existiam estantes ou armários, apenas um birô para o professor e carteiras duplas, onde deveriam sentar apenas dois alunos, mas às vezes tendo que dividir com três. Eram poucas carteiras para a quantidade de alunos.
Atualmente a escola é mantida pela Prefeitura municipal de Quijingue e tem na APM (Associação de Pais e Mestres), constituída em 1998, a maior fonte de recursos financeiros que serve para comprar material de consumo e permanente, o que possibilitou adquirir mobiliário mais adequado a clientela da escola.
Algumas datas especiais eram comemoradas na escola, como também desfile cívico pelas ruas da comunidade algodoense e sendo prestigiados pelos moradores.
 São comemoradas, também, várias datas importantes do nosso calendário como: dia das mães, festas juninas, dia dos estudantes, dia das crianças, confraternização de natal, dia dos professores, entre outras.
Em 2003, a escola entrou em reforma e ampliação pelo Projeto Bahia, aumentando mais uma sala de aula, um almoxarifado e a altura do muro, passando de um para dois metros e dez centímetros.
Até o ano de 2002, a escola recebia alunos de pré-escolar a 4ª série do Ensino Fundamental. Hoje recebe alunos de Educação Infantil e ciclo – Ensino Fundamental de nove anos.
Atualmente a escola passou por um processo de unificação da direção com o Grupo Escolar José Penedo, passando a assumir a direção das escolas a professora Lorena Costa Mota graduada em Letras vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB, e especialista em Práticas Interdisciplinares e Gestão Educacional pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas - FACISA, e assumindo a coordenação das duas escolas a professora Rejane Carvalho Abreu, graduada em letras pela Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC, pós-graduanda do curso de Psicopedagogia da Faculdade de Ciências Educacionais – FACE.
Dentre os profissionais que atuam na escola o nível de escolaridade varia desde Ensino Fundamental incompleto a graduadas e graduandas.